quinta-feira, 14 de abril de 2011

Curiosidades - Celenterados

 Os celenterados são aquáticos, em sua maioria marinhos,dotados de células urticantes e durante o ciclo vital, a maioria passa por uma fase de medusa com vida livre e outra de pólipo com vida séssil (fixa).

Respiração - Celenterados

Os celenterados apresentam respiração e excreção por difusão simples e em qualquer parte da superfície corporal.

Alimentação - Celenterados

Os celenterados  são tipicamente carnívoros. Algumas células da gastroderme da cavidade central o celêntero segregam gosmas digestivas, enquanto que outras absorvem a matéria digerida.

Habitat - Celenterados

O habitat dos celenterados é muito simples de explicar, pois vivem tanto em água doce quanto em água salgada.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Reprodução - Celenterados

Os celenterados podem se reproduzir de dois modos : assexuada ou sexuadamente.
Assexuada:
A reprodução assexuada ocorre geralmente por brotamento.Nesse caso,formam-se brotos em determinadas regiões do corpo do animal, cada broto se desenvolve e origina um novo indivíduo.Esse novo animal pode se manter unido ao indivíduo que o originou,formando colônias,ou se destacar e apresentar vida independente.
Sexuada:
Nesse caso, os gametas masculinos são liberados na água e nadam em busca de gametas femininos.Dependendo da espécie, o óvulo também pode ser liberado na água ou permanecer aderido na superfície do corpo do animal em que foi produzido.Após a fecundação do óvulo, o zigoto formado se desenvolve e origina o embrião.Em algumas espécies, o embrião origina diretamente um novo organismo semelhante ao pais.Em outras, o embrião origina uma larva móvel, ela nada e acaba se fixando em algum lugar, onde se transforma num novo indivíduo semelhante aos pais.

Características Gerais - Celenterados

 Os celenterados são também chamados de cnidários.A palavra celenterado deriva do grego koilos que significa compartimento,cavidace e entheron, que diz respeito a intestino.Os celenteraods podem apresentar-se sob duas formas:pólipos ou medusas.

Curiosidades - Poríferos

Infelimzmente, só achamos uma curiosidade sobre os poríferos,e aqui vai ela:são chamados de poríferos porque não possuem poros na parede do corpo.

Alimentação - Poríferos

 Os poríferos alimentam-se de restos orgânicos ou de microrganismos que capturam filtrando a água que penetra em seu corpo.

Respiração - Poríferos

Na respiração, os poríferos realizam trocas gasosas por simples difusão.

Habitat - Poríferos

Os poríferos vivem fixos a rochas ou outras estruturas submersas,como conchas,onde podem formar colônias de coloração variada.Podem ser encontrados desde as regiões mais rasas das praias até profundidades de aproximadamente 6 mil metros.